Açoriano Oriental
Euro 2008
Portugal defronta Alemanha com a "fórmula" vitoriosa
Portugal abre hoje os quartos-de-final do Euro2008 de futebol defrontando a Alemanha, em Basileia, com o "onze" que saiu vitorioso dos primeiros dois encontros da competição que decorre na Áustria e Suíça.
Portugal defronta Alemanha com a "fórmula" vitoriosa

Autor: Lusa/AO online
Depois da derrota com a Suíça (2-0), num jogo a "feijões" que encerrou a participação no Grupo A e em que o seleccionador fez descansar a maior parte dos titulares, Luiz Felipe Scolari anunciou o regresso à "fórmula" inicial.

    Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, Petit, João Moutinho e Deco e Cristiano Ronaldo, Simão e Nuno Gomes constituem o "onze" que vai subir ao novo relvado do St. Jakobs Park, depois de ter iniciado os jogos que resultaram em vitórias sobre Turquia (2-0) e República Checa (3-1).

    A partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), a equipa das "quinas" procura chegar às meias-finais de um Europeu pela terceira vez consecutiva, depois de 2000 (derrota com a França) e 2004 (vitória sobre a Holanda), em que viria a perder na final, com a Grécia.

    Numa reedição da "final de consolação" do Mundial de 2006, em que a Alemanha obteve o terceiro lugar ao derrotar Portugal (3-1), a selecção lusa tem pela frente a "rainha" da história dos Europeus, com três títulos (1972, 1980 e 1996) e outros tantos mundiais (1954, 1974 e 1990) e mais seis presenças em finais.

    Mas ao contrário de Portugal, no conjunto germânico há dúvidas sobre a utilização do médio Torsten Frings e, sobretudo, do avançado Lukas Podolski, melhor marcador da Alemanha, com três golos, além da ausência do seleccionado Joachim Low, suspenso pela UEFA depois de ter sido expulso no último jogo do Grupo B.

    Caso repita a equipa, a Alemanha actuará com Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm, à frente de Lehmann, um meio-campo com Frings, mais recuado, e Ballack, dois jogadores nas alas (Fritz e Podolski) e outros tantos pontas-de-lança (Klose e Mario Gomez). Caso não recupera, Podolski deverá ceder o lugar a Schweinsteiger.

    O primeiro jogo dos quartos-de-final será arbitrado pelo sueco Peter Frojdfelt.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados