Açoriano Oriental
Ponta Delgada vai continuar a apostar na cultura mesmo sem ser capital europeia

A equipa da candidatura e a Câmara de Ponta Delgada asseguraram hoje que vão continuar a apostar na cultura e a desenvolver projetos culturais, após Évora ter sido selecionada Capital Europeia da Cultura em 2027.

Ponta Delgada vai continuar a apostar na cultura mesmo sem ser capital europeia

Autor: Lusa /AO Online

“Foi uma porta que se abriu. É um processo que é longo e que deve continuar, não só da parte do município e do governo, mas também do ponto vista cívico, dos agentes culturais e dos artistas que acreditam na cultura”, afirmou à agência Lusa o diretor artístico da candidatura de Ponta Delgada.

 António Pedro Lopes, que considerou “excelente” a decisão de fazer das cidades não escolhidas capitais nacionais da cultura, destacou que a atual equipa da candidatura de Ponta Delgada vai continuar a trabalhar até março.

“Vamos trabalhar neste lugar do processo de candidatura. Examinando o que é que pode continuar em relação com a estratégia cultural de Ponta Delgada e perceber que projetos podem ganhar corpo e que podem ser postos em prática”, vincou o diretor artístico. 

O presidente da Câmara Municipal, o social-democrata Pedro Nascimento Cabral, também reagiu à decisão num vídeo publicado nas redes sociais, agradecendo a todos os envolvidos no processo e assegurando o investimento camarário na cultura.

“Vamos continuar a desenvolver os projetos que foram aprovados no Plano Municipal de estratégia cultural para 2020/2030 e contamos com toda a envolvência da sociedade e dos nossos agentes culturais”, afirmou o edil.

E acrescentou: “Queremos continuar a sedimentar uma forte presença cultural que nos permita, quem sabe, lançar-nos para outras candidaturas a Capitais Europeias da Cultura mais à frente”.

Portugal passará a ter, a partir de 2024, anualmente, uma Capital Portuguesa da Cultura, cujas três primeiras já estão escolhidas - Aveiro, Braga e Ponta Delgada -, anunciou hoje o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi hoje anunciado, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados