Açoriano Oriental
Educação
Plano Nacional de Leitura apresenta balanço
O Plano Nacional de Leitura (PNL) apresenta quinta-feira um balanço das actividades desenvolvidas nos últimos três anos, nomeadamente um estudo que pretende estabelecer níveis de leitura nas crianças do 1º ao 6º anos de escolaridade.

Autor: Lusa / AO online
A coordenadora do Plano Nacional de Leitura (PNL), Isabel Alçada, destaca que o objectivo destas conferências é "apresentar os resultados do trabalho do Plano Nacional de Leitura nos três anos de actividade", a partir de vários projectos que o plano tem desenvolvido.

Durante a manhã será apresentado um "Estudo longitudinal: Níveis de referência de desenvolvimento da leitura e da escrita - do 1º ao 6º ano de escolaridade", por José Morais, da Universidade de Lisboa.

"Este estudo vai ser desenvolvido em vários anos para se determinar qual é o nível que as crianças atingem, as que lêem melhor e as que não lêem tão bem, para traçar um padrão de leitura com o que é suposto que uma criança leia", disse Isabel Alçada. O objectivo é "criar instrumentos que ajudem os professores a aferir o nível que os seus alunos atingem e orientar o seu próprio trabalho de ensino e desenvolvimento da leitura", explicou.

A conferência apresentará ainda os resultados de um outro programa de promoção da leitura infantil, o "ler mais dá saúde", que está a ser desenvolvido há dois anos por sugestão de médicos pediatras.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados