Transporte aéreo

Pista do Aeroporto da Horta em obras para melhorar drenagem

Pista do Aeroporto da Horta em obras para melhorar drenagem

 

Lusa / AO online   Regional   8 de Out de 2009, 16:15

A pista do Aeroporto da Horta, no Faial, está a ser alvo de obras de melhoramento da drenagem, que visam melhorar as condições de aterragem dos aviões, especialmente em dias de chuva, revelou esta quinta-feira fonte deste aeroporto dos Açores.
As obras, que decorrem há cerca de uma semana, estão orçadas em cerca de 500 mil euros e envolvem a 'ranhuragem' do asfalto, de forma a facilitar o escoamento e melhorar as condições de operação dos aviões que utilizam este aeroporto.

No último Inverno, centenas de passageiros chegaram ao Faial sem bagagem, porque os pilotos dos aviões da TAP e da SATA, companhias que fazem a ligação aérea entre Lisboa e Horta, optaram por deixar as malas em terra para reduzir o peso dos aviões.

Na prática, por questões de segurança, sempre que a pista se apresentava mais molhada, os aviões tinham que estar mais leves, o que implicava que alguma bagagem dos passageiros não fosse embarcada, causando evidentes transtornos.

Os trabalhos em curso vão prolongar-se durante 45 dias, mas decorrem sempre entre as 21:00 e as 06:00, de forma a não interferirem na operacionalidade do aeroporto.

Nesta empreitada, estão a ser feitas ranhuras transversais no piso da pista deste aeroporto açoriano, garantindo, desta forma, uma melhor aderência dos aviões.

A obra, que vai aumentar a segurança da pista do Aeroporto da Horta, apenas com 1.700 metros de comprimento, resulta das exigências técnicas definidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.