Açoriano Oriental
Pessoal de Voo vota hoje suspensão da greve
- O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai propor hoje a suspensão da greve na TAP prevista para os dias 20 e 27, face a um acordo alcançado hoje de madrugada, anunciou fonte sindical.


Autor: Lusa/AO Online
Os associados do SNPVAC reúnem-se hoje em Assembleia-geral para debater a proposta de suspensão da greve na sequência do acordo obtido hoje de madrugada numa reunião com a administração da TAP promovida pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.

    Na reunião, segundo um comunicado do SNPVAC, o governo e a administração da transportadora aérea portuguesa assumiram o compromisso de, a curto prazo, encontrar uma solução para o impasse, “através de um processo negocial objectivo, estruturado e calendarizado segundo princípios previamente definidos e acordados pelas partes”.

    Se na Assembleia-geral o acordo de princípio for aprovado pelos tripulantes, a greve de sábado e do sábado seguinte ficam assim desconvocadas.

    A TAP já tinha admitido que aquela paralisação iria afectar praticamente todas as ligações aéreas da empresa, com excepção dos voos entre o Continente e as Regiões Autónomas, não abrangidos pelo pré-aviso de greve.

    Na segunda-feira, o presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, tinha afirmado que cada dia de greve pode provocar um prejuízo de cinco milhões de euros à companhia aérea, que até Outubro já registou perdas superiores a 170 milhões de euros.

    Às 00:00 de hoje os técnicos de manutenção da TAP iniciaram o primeiro de dois dias de greve, mas a companhia aérea garante que não haverá perturbações na operação.

    A greve, que será repetida terça-feira, foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA), que reivindica uma actualização salarial e a renegociação do Acordo de Empresa (AE).

    Fonte oficial da TAP disse à agência Lusa que a operação dos voos da companhia aérea não será afectada por esta paralisação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados