Autor: Lusa/AO Online
Na sequência do acordo alcançado segunda-feira à noite em Bruxelas, os totais admissíveis de captura (TAC) para espécies de profundidade como o goraz levam um corte de 51% (contra uma proposta de menos 62% avançada pela Comissão Europeia) nas águas continentais portuguesas e de 25% (menos 34% na proposta inicial) nas das regiões autónomas.
Também as capturas de peixe-espada preto na Madeira foram reduzidas para os próximos dois anos em 10% e as capturas de lagartixa-da-rocha em 20% e as de lagartixa de cabeça áspera em 10%, nas águas territoriais.
O acordo político para as capturas de espécies de águas profundas foi alcançado na segunda-feira à noite, num Conselho de Ministros das Pescas da UE em que Portugal esteve representado pelo secretário de Estado dos Assuntos Marítimos, Manuel Pinto de Abreu.
As propostas de Bruxelas são apresentadas com base em pareceres científicos sobre os estados dos 'stocks' das espécies em causa nas diferentes zonas de pesca.
-
Documentário em São Jorge destaca papel das mulheres nas festas do Espírito Santo
A Associação 9’Circos estreia, entre 02 e 09 de novembro, um documentário, com exibições gratuitas em oito freguesias da Calheta, em São Jorge, nos Açores, destacando o papel das mulheres nas festividades do Espírito Santo, foi anunciado.
-
Cultura e Social
Exposição “Vozes e Vidas” no Parque AtlânticoO centro comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada, vai acolher, entre o próximo sábado e o dia 08 de novembro, a exposição de fotografia “Vozes e Vidas”, que celebra a dedicação das equipas de cuidados paliativos dos Açores