Subsidiada pelo Instituto Camões e apoiada pela Embaixada de Portugal na capital da Sérvia, a presente mostra, que estará patente no Museu de Artes Aplicadas de Belgrado, inclui um núcleo com peças tradicionais de Póvoa de Lanhoso, e um outro com jóias contemporâneas criadas por designers portugueses.
A filigrana é uma técnica delicada com reconhecida importância em Portugal, nomeadamente em Póvoa de Lanhoso, quer pela qualidade que apresenta, quer pelo elevado número de pessoas que se dedica a esta actividade.
Esta acção insere-se num conjunto de actividades, realizadas, anteriormente, em parceria pela ESAD e pelo Museu do Ouro de Travassos, com o objectivo de reanimar a filigrana.
Entre aquelas actividades destaque, nomeadamente, para a Exposição Internacional Itinerante Leveza/Reanimar a Filigrana (2004/2005) e ainda o Congresso Internacional/Concurso Internacional Reanimar a Filigrana (2007).
Os trabalhos que serão expostos em Belgrado foram elaborados por diplomados e de actuais alunos da ESAD/Matosinhos, nomeadamente Ana Andrade, Ana Sofia Guimarães, André Rocha, Carla Castiajo, Carla Gomes, Catarina Silva, Evelyn Silva, Inês Mendes, Inês Sobreira, José Carlos Marques e Liliana Guerreiro.
Mafalda Vale, Margarida Teixeira, Mariana Carmona, Marlene Meireles, Marta Campos, Marta Diogo, Raquel Bartosch, Rita Garcez, Sofia Sobreira, Suzana Rezende, Tiago Almeida, Vanessa Veríssimo e Vera Manzoni completam a lista dos artistas representados nesta mostra, que estará patente na capital sérvia até 13 de Janeiro de 2008.
Peças de filigrana portuguesa expostas em Belgrado
Oitenta trabalhos de filigrana de diplomados e alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos vão estar em exposição, em Belgrado, a partir do próximo dia 13 de Dezembro, disse à Lusa fonte da instituição.
Autor: Lusa / AO online
