Açoriano Oriental
Passageiros afetados pela greve estão a ser reencaminhados para outros voos
A TAP assegurou esta terça-feira que os passageiros afetados pela greve dos tripulantes de cabine que começou às 00h00 estão ser reencaminhados para outros voos, adiantando que o ambiente no aeroporto de Lisboa "é de tranquilidade".
Passageiros afetados pela greve estão a ser reencaminhados para outros voos

Autor: Lusa/AO Online

 

“O ambiente está calmo, está tranquilo. Até agora [08:30] vi dois passageiros no serviço ao cliente e a linha [para o check-in] está vazia, não há ninguém à espera. Tem havido um ou outro caso de passageiros dos quais não dispúnhamos de contacto, mas cujos casos estão a ser resolvidos pontualmente”, disse à agência Lusa Lúcia Cavaleiro, da comunicação da TAP.

Lúcia Cavaleiro explicou que os passageiros que fizeram reserva em agências de viagens ou via net, ou porque estavam em trânsito e não estavam contactáveis, estão a ser realocados para voos fora do período de greve.

Os tripulantes de cabine da TAP iniciaram às 00:00 de hoje o último de quatro dias de greve para exigir o cumprimento do Acordo de Empresa, que foi entretanto denunciado pela companhia aérea.

Em declarações à Lusa, Lúcia Cavaleiro escusou-se a avançar com o número de cancelamentos de voos, salientando que o “importante é dar proteção aos passageiros”.

Nuno Fonseca, da direção do Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), disse hoje à Lusa que a greve dos tripulantes da TAP, que começou às 00:00 de hoje para exigir o cumprimento do Acordo de Empresa em vigor desde 2006, está com uma adesão perto dos 100%.

“A adesão está muito elevada, perto dos 100%. Os trabalhadores que se apresentaram hoje ao serviço estão a cumprir os serviços mínimos”, disse.

De acordo com Nuno Fonseca, a TAP prevê realizar até às 13:30 "apenas" oito voos.

”Em termos de voos depois do trabalho de cancelamento e de remarcação de voos são até às 13:30 apenas oito voos previstos com equipamento TAP, feito com tripulantes da TAP. Todos os outros são Portugália. Assim, são apenas oito voos, sendo que quatro são serviços mínimos”, adiantou.

A TAP adiantou na segunda-feira que está prevista a realização de cerca de um terço dos 280 voos programados, somando os voos operados pela Portugália Airlines (PGA), os voos declarados pelo Conselho Económico e Social (CES) como serviços mínimos e ainda cerca de 20 voos de regresso.

O CES declarou como serviços mínimos os voos Rio de Janeiro/ Lisboa, São Paulo/ Lisboa/ São Paulo, Lisboa/ Maputo/ Lisboa, Lisboa/ Funchal/ Lisboa, Lisboa/Terceira/Lisboa e Ponta Delgada/Lisboa/ Ponta Delgada.

Os tripulantes de cabine da TAP iniciaram às 00:00 de hoje o último de quatro dias de greve para exigir o cumprimento do Acordo de Empresa, que foi entretanto denunciado pela companhia aérea.

A 15 de outubro, o sindicato entregou um pré-aviso de greve de quatro dias, repartido em dois períodos: o primeiro foi a 30 de outubro e 01 de novembro e o segundo cumpriu-se no domingo e termina na terça-feira.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados