Açoriano Oriental
Partidos entregam projecto conjunto de Estatuto do Representante da República
PS, PSD, PCP, CDS-PP, BE e Verdes entregaram no Parlamento um projecto conjunto de Estatuto do Representante da República nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Autor: Lusa/ AO
A revisão constitucional de 2004 extinguiu a figura de ministro da República, substituindo-a pela de Representante da República, a nomear e exonerar pelo Presidente da República, ouvido o Governo.

    O projecto hoje entregue, a que a agência Lusa teve acesso, mantém o vencimento que já vigorava para os ministros da República estabelecido por legislação de 1985, "correspondente a 65 por cento do vencimento do Presidente da República".

    Também não é alterado o abono mensal para despesas de representação, "no valor de 40 por cento do respectivo vencimento", nem o vencimento complementar "de montante igual ao mensal, em Junho e Novembro de cada ano".

    Os Representantes da República nos Açores e na Madeira mantêm ainda o "direito a residência oficial".

    Além disso, segundo o estatuto proposto por todos os partidos, têm "direito a veículos do Estado para uso pessoal na respectiva região e no continente" e "a transporte a ajudas de custo idênticos aos dos ministros nas suas deslocações oficiais no país ou no estrangeiro".

    Em termos protocolares, o projecto hoje entregue por todos os partidos com assento parlamentar reproduz o que está previsto no Protocolo do Estado.

    "Nas cerimónias civis e militares que tenham lugar na respectiva Região Autónoma, o Representante da República tem a primeira precedência, que cede quando estiverem presentes o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República ou o Primeiro-Ministro", lê-se no diploma.

    Nas restantes cerimónias, o seu lugar na lista de precedências das Altas Entidades Públicas é o 13º.

    Após tomar posse, em Março de 2006, o Presidente da República, Cavaco Silva reconduziu o ministro da República para a Madeira, Monteiro Diniz, que passou a Representante da República naquela região, e nomeou José António Mesquita Representante da República nos Açores.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.