Autor: Lusa/AO online
Na maioria das petições (apresentadas por grupos de cidadãos) contesta-se o Plano de Reestruturação da Saúde, anunciado pelo Governo Regional no início deste ano, mas entretanto alterado.
Os subscritores contestam não apenas o plano, como o anunciado encerramento dos serviços de atendimento permanente nos centros de Saúde do Nordeste (ilha de São Miguel) e da Praia da Vitória (ilha Terceira).
Uma das petições defende ainda o "urgente equipamento e entrada em funcionamento" de uma unidade de radioterapia no Hospital da Terceira, contrariando a decisão do executivo, que pretende construí-lo em São Miguel.
Das sete petições que serão analisadas esta semana pelos deputados açorianos, duas defendem ainda a erradicação de sacos plásticos nos Açores e uma "nova política" para os "animais de companhia" no arquipélago.
A promoção do bem-estar animal e o controlo das populações de animais errantes é também o tema de um projeto de resolução, da autoria do Bloco de Esquerda, que será analisado em plenário ao longo desta semana.
Os 57 deputados açorianos vai ainda apreciar propostas relacionadas com as prioridades nos concursos do pessoal docente e nos concursos para a colocação de professores, propostos pelas representações parlamentares do PPM e do BE.