Açoriano Oriental
Ucrânia
Parlamento Europeu aprova nova assistência macrofinanceira de 5 mil ME

O Parlamento Europeu deu ‘luz verde’ à concessão de mais cinco mil milhões de euros de assistência macrofinanceira da União Europeia à Ucrânia, proposta na semana passada pela Comissão Europeia.

Parlamento Europeu aprova nova assistência macrofinanceira de 5 mil ME

Autor: Lusa/AO Online

Esta é a segunda e maior parcela do pacote de apoio extraordinário da UE à Ucrânia, aprovado pelos líderes dos 27 num Conselho Europeu em junho, num montante total de até nove mil milhões de euros, dos quais mil milhões já foram desembolsados. A ajuda é concedida na forma de empréstimo em condições muito favoráveis.

O texto aprovado pelo Parlamento Europeu por procedimento de urgência – com 534 votos a favor, 30 contra e 26 abstenções - especifica que a condição prévia para a concessão desta ajuda é o respeito da Ucrânia pelos mecanismos democráticos, apesar da concentração do poder no ramo executivo em tempos de guerra.

A assembleia sublinha que “as necessidades de financiamento externo da Ucrânia aumentaram rapidamente como resultado da invasão russa”, apontando que, “além dos extensos danos nas estradas, pontes, fábricas, casas, hospitais e outras infraestruturas físicas, o país também perdeu o acesso aos mercados financeiros internacionais”.

O empréstimo da UE também contribuirá para a "sustentabilidade da dívida pública da Ucrânia e para a sua capacidade de eventualmente pagar as suas obrigações financeiras", de acordo com o texto aprovado pelo Parlamento.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados