Autor: Lusa/AO online
A iniciativa, da autoria do deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores, Aníbal Pires, foi aprovada por unanimidade no plenário de setembro do parlamento regional, e foi agora também aprovada na Assembleia da República para poder entrar em vigor com o Orçamento do Estado de 2016.
O objetivo do diploma é criar um "regime especial transitório" de majoração dos apoios sociais aos habitantes dos dois concelhos da ilha Terceira (Angra do Heroísmo e Praia da Vitória), onde está situada a base aérea norte-americana das Lajes.
Em janeiro, os Estados Unidos da América anunciaram a redução gradual de trabalhadores portugueses na base das Lajes de 900 para 400 pessoas ao longo deste ano, e de civis e militares norte-americanos de 650 para 165, permitindo uma poupança anual de 35 milhões de dólares (29,6 milhões de euros).
O parlamento aprovou hoje também por unanimidade duas propostas de lei ligadas à Região Autónoma da Madeira: uma pedindo uma estratégia nacional para a prevenção e controlo de epidemias da febre do dengue e uma outra reclamando a majoração da proteção social na maternidade, paternidade e adoção.
Já dois projetos de resolução - de BE e PCP - recomendando a construção urgente de um hospital no Seixal foram aprovados mas com a abstenção de PSD e CDS-PP contrastante com os pareceres favoráveis das restantes bancadas e do deputado do PAN.
-
Preços dos combustíveis aumentam em novembro nos Açores
O preço dos combustíveis nos Açores aumenta em novembro, com a gasolina a custar mais 2,3 cêntimos por litro e o gasóleo mais 0,8 cêntimos por litro, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial
-
Cultura e Social
“O meu trabalho traz-me todo o conforto necessário para poder desenvolver a música que quero”Nascida em Santa Maria, gosta de música desde pequena. Licenciou-se em Engenharia Aeroespacial, é controladora de tráfego aéreo, mas o bichinho da música esteve sempre lá, e por isso foi à procura de aprender mais. Levou o seu “Ilhéu” a todas as ilhas dos Açores. Pisar o palco da ‘Maré’ foi especial