Açoriano Oriental
PAN/Açores indignado com aumento dos preços dos transportes públicos

O PAN/Açores manifestou-se indignado com o aumento de preço dos transportes públicos nos Açores, alegando que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) tomou a decisão "sem anunciar a medida de forma pública".

PAN/Açores indignado com aumento dos preços dos transportes públicos

Autor: Lusa/AO Online

"O PAN/Açores mostra o seu descontentamento com a decisão e considera que, do ponto de vista da transparência política, esta medida contrasta com a missiva constantemente apregoada por parte do secretário regional das Finanças, em como o último orçamento é o de maior pendor social de sempre na história da Autonomia dos Açores", lê-se num comunicado de imprensa divulgado pelo partido.

O PAN/Açores apela ao Governo Regional que pondere e "tome diligências a fim de retroceder, de forma célere", a decisão, "mantendo a coerência com os vários anúncios públicos" que fez.

"Em termos de execução de políticas públicas, as palavras do responsável pela tutela das Finanças não estão a ter eco junto das famílias açorianas, muito pelo contrário, e este aumento de preço dos transportes públicos coletivos reflete exatamente isso, merecendo a absoluta reprovação do PAN/Açores", refere ainda o partido.

O partido salienta a proposta apresentada no âmbito do Plano e Orçamento Regional para 2023 que consiste na criação de um passe social de transportes públicos totalmente gratuito para o 1.º e 2.º escalões do IRS, para "proporcionar algum alívio nas despesas" dos agregados familiares, devido à crise inflacionista.

A medida, assinala o PAN/Açores, "foi votada favoravelmente por todos os partidos, incluindo, os que suportam a coligação, salvo Bloco de Esquerda e Deputado Independente".

O PAN/Açores recorda que esta medida com "dotação orçamental prevista não foi, ainda, executada" pelo Governo.

Citado no comunicado de imprensa, o deputado único do PAN no parlamento dos Açores, Pedro Neves, defende que “esta decisão do Governo Regional é uma verdadeira dissonância", que "não pode passar incólume."

"Estamos todos conscientes das dificuldades sentidas pela população e a atual conjuntura inflacionista veio agravar este risco. Porém, o executivo, ao invés de sanar esta situação, executando a medida do PAN/Açores, vem tomar uma decisão oposta e prejudicial aos açorianos", critica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados