Açoriano Oriental
BE/Açores considera“inadmissível” aumento nos transportes públicos na região

O BE/Açores considerou “inadmissível” o aumento de preço dos transportes públicos nos Açores e exigiu que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) reverta a decisão.

BE/Açores considera“inadmissível” aumento nos transportes públicos na região

Autor: Lusa

“Numa altura em que as famílias se deparam com grandes dificuldades económicas devido ao aumento dos juros e da inflação, o Governo Regional acaba de acrescentar mais uma dificuldade aumentando o preço dos transportes públicos”, refere o BE/Açores, em nota de imprensa.

De acordo com o BE/Açores, o aumento “é incoerente e contrasta totalmente com as declarações do presidente do Governo dos Açores [o social-democrata José Manuel Bolieiro], que, no dia 13 de janeiro, anunciou que o executivo iria atribuir apoios aos transportes coletivos e criar um passe social ‘para que os transportes públicos não descontrolem preços’”.

O BE/Açores recorda que antes, em setembro de 2022, o secretário regional das Finanças também já tinha afirmado publicamente que os transportes coletivos nos Açores não iam aumentar.

Para o BE/Açores, o Governo Regional “não cumpriu este compromisso e está a colocar em cima dos utilizadores dos transportes públicos mais este encargo financeiro, que atinge particularmente uma população mais fragilizada, que, muitas vezes, não tem outra opção de transporte”.

“Ironicamente, esta decisão do Governo dos Açores, de aumentar o preço dos transportes públicos, vai inclusivamente beneficiar grupos económicos que, além das empresas de transportes públicos, detêm grandes empresas de distribuição que estão a ter lucros extraordinários com a inflação”, lê-se na nota.

Ainda segundo o Bloco, o aumento de preços nos transportes públicos “tem sido recebido pelos utilizadores com surpresa e muito desagrado”, não se compreendendo o motivo do aumento “que é transversal às empresas da região e foi determinado pelo Governo”, que não o comunicou publicamente.

O BE/Açores adianta ainda que irá “exigir explicações ao executivo” regional.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados