Açoriano Oriental
Órgãos sociais da Visit Azores apresentam demissão coletiva

Direção da associação responsável pela promoção do Turismo nos Açores vai no entanto manter-se em funções até 28 de fevereiro, após as eleições para a nova direção

Órgãos sociais da Visit Azores apresentam demissão coletiva

Autor: Rui Jorge CabralDireção da associação responsável pela promoção do Turismo nos Açores vai no entanto manter-se em funções até 28 de fevereiro, após as eleições para a nova direção Os órgãos sociais da Visit Azores, a nova designação

Os órgãos sociais da Visit Azores, a nova designação da antiga Associação de Turismo dos Açores (ATA), apresentaram ontem a sua demissão coletiva, mas a direção demissionária, presidida por Carlos Morais, vai manter-se em funções até 28 de fevereiro, assegurando “o normal funcionamento da associação” até essa data, altura em que é previsível estar eleita uma nova direção.

O anúncio foi feito ontem em nota de imprensa, na qual a Visit Azores revela também que no passado dia 9 de janeiro foram convocadas duas Assembleias Gerais.
A primeira Assembleia Geral está agendada para o dia 24 de janeiro, tendo como ponto único na ordem de trabalhos a readmissão dos associados fundadores da Visit Azores, entre os quais se incluem o Governo Regional e a SATA.

A segunda Assembleia Geral, convocada para o dia 24 de fevereiro, irá discutir e aprovar o Relatório e Contas de 2022, o Plano de Atividades e o Orçamento para 2023 e realizar a eleição dos novos órgãos sociais.

Segundo apurou o Açoriano Oriental, o Governo Regional já enviou uma carta à Visit Azores a manifestar a sua intenção de reintegrar a associação, embora estabelecendo condições relacionadas com o funcionamento da Visit Azores.

É intenção da direção da Visit Azores dar resposta a estas condições ainda durante esta semana, para que o Governo possa então formalizar o seu pedido de reentrada na Visit Azores, a exemplo do que já fez a SATA, até à realização da Assembleia Geral a 24 de janeiro.

Formalizada a reentrada do Governo e da SATA, ficará também aberto o caminho à constituição de uma nova direção para a Visit Azores a ser eleita na Assembleia Geral de 24 de fevereiro e que, segundo a revisão dos estatutos da associação recentemente realizada, deverá ser presidida por um elemento indicado pelo Governo Regional, a que se juntam mais quatro vogais, dois indicados pelo Governo e dois indicados pelos sócios da associação.

Os atuais órgãos sociais da Visit Azores foram eleitos para o triénio 2019-2022, permanecendo em gestão há sete meses e sem o Plano de Atividades e o Orçamento para 2023 aprovados, tal como noticiou o Açoriano Oriental na sua edição do  passado dia 5 de janeiro.

A nova direção não contará com o atual presidente, Carlos Morais, que há mais de um ano assumiu as funções de vice-presidente da Câmara Municipal da Horta e que já manifestou mais do que uma vez a sua vontade de sair da direção da Visit Azores.

Apesar da Visit Azores não ter ainda o seu Orçamento para 2023 aprovado sabe, contudo, com que verbas - idênticas às de 2022 - conta para a promoção turística dos Açores neste ano,  sendo um montante de 2 milhões e 850 mil euros da responsabilidade do Governo Regional, a que se juntam verbas de fundos comunitários, que deverão atingir um investimento total na promoção dos Açores da ordem dos 10/11 milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados