Açoriano Oriental
Eleições
Operação de cobertura das televisões com sondagens à boca das urnas
A cobertura da noite eleitoral das televisões inclui a divulgação de sondagens à boca das urnas, uma projeção da abstenção às 19:00 (menos uma hora nos Açores) pela RTP e emissões especiais da "Quadratura do Círculo" (SIC Notícias) e do "Governo Sombra" (TVI24).
Operação de cobertura das televisões com sondagens à boca das urnas

Autor: Lusa/AO Online

 

Estas são algumas das novidades avançadas pelas três televisões generalistas - RTP, SIC e TVI, contactadas pela agência Lusa.

Na RTP, a operação de cobertura das eleições legislativas de domingo será conduzida pelos apresentadores José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel, numa emissão especial com início às 18:00 e que irá prolongar-se até cerca da meia-noite, em simultâneo na RTP1 e RP Informação e no 'site', de acordo com a estação pública.

A emissão especial arranca às 18:00 com "A Hora Decisiva", que apresentará os desenvolvimentos do dia e irá acompanhar o encerramento das urnas eleitorais e os primeiros diretos às sedes partidárias, incluindo os partidos sem assento parlamentar que podem vir a eleger deputados.

Às 19:00, a RTP avançará com uma projeção sobre a taxa de abstenção, que conta com a participação de Pedro Magalhães, especialista em sondagens.

Uma hora depois, será divulgada a sondagem à boca das urnas feita pela Universidade Católica.

A operação da RTP conta com um painel político composto por Nuno Morais Sarmento (PSD), Augusto Santos Silva (PS), João Oliveira (PCP), Marisa Matias (BE) e Adolfo Mesquita Nunes (CDS-PP), moderado por Carlos Daniel, para interpretar os resultados e desenvolvimentos.

A partir das 22:45, a RTP avança com a emissão "A Hora Seguinte", conduzido por João Adelino Faria e onde serão analisados os resultados eleitorais com Viriato Seromenho Marques, André Macedo, José Manuel Fernandes e Miguel Pinheiro.

Uma das novidades é que o 'site' da RTP vai ter câmaras em direto nas sedes da coligação PSD/CDS-PP, PS, CDU e Bloco de Esquerda.

Na SIC, a emissão eleitoral arranca com o resultado de uma grande projeção da Eurosondagem, às 20:00, de acordo com a estação de Carnaxide.

Esta projeção avançará com a composição do parlamento e quem será o vencedor.

Rodrigo Guedes de Carvalho irá conduzir a emissão, que terá diretos nas sedes partidárias, e contará com Clara de Sousa a moderar o painel de comentadores Marques Mendes (PSD), António Vitorino (PS) e Miguel Sousa Tavares, onde será feita a análise de todos os resultados, e com Bento Rodrigues, que irá explicar os resultados oficiais.

A SIC e a SIC Notícias terão emissão em simultâneo a partir das 19:45.

Uma das novidades é que a SIC Notícias vai ter uma emissão da "Quadratura do Círculo" especial, a seguir à emissão simultânea.

Na TVI, a emissão contará com os apresentadores José Alberto de Carvalho, Judite de Sousa e Pedro Pinto e terá uma projeção à boca da urna feita pela Intercampus.

Nos comentários à noite eleitoral, além de Marcelo Rebelo de Sousa, conta-se ainda com um painel composto por José Eduardo Moniz, Constança Cunha e Sá e Sérgio Figueiredo, de acordo com a estação de Queluz.

Do lado partidário, os comentadores são Miguel Relvas (PSD), António Pires de Lima (CDS-PP), Francisco Assis (PS), João Ferreira (PCP) e Fernando Rosas (BE).

A transmissão da cobertura eleitoral arranca cerca das 18:00 na TVI24, canal onde terá lugar uma emissão especial do "Governo Sombra" à meia-noite.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados