Eleições

Operação de cobertura das televisões com sondagens à boca das urnas

A cobertura da noite eleitoral das televisões inclui a divulgação de sondagens à boca das urnas, uma projeção da abstenção às 19:00 (menos uma hora nos Açores) pela RTP e emissões especiais da "Quadratura do Círculo" (SIC Notícias) e do "Governo Sombra" (TVI24).


 

Estas são algumas das novidades avançadas pelas três televisões generalistas - RTP, SIC e TVI, contactadas pela agência Lusa.

Na RTP, a operação de cobertura das eleições legislativas de domingo será conduzida pelos apresentadores José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel, numa emissão especial com início às 18:00 e que irá prolongar-se até cerca da meia-noite, em simultâneo na RTP1 e RP Informação e no 'site', de acordo com a estação pública.

A emissão especial arranca às 18:00 com "A Hora Decisiva", que apresentará os desenvolvimentos do dia e irá acompanhar o encerramento das urnas eleitorais e os primeiros diretos às sedes partidárias, incluindo os partidos sem assento parlamentar que podem vir a eleger deputados.

Às 19:00, a RTP avançará com uma projeção sobre a taxa de abstenção, que conta com a participação de Pedro Magalhães, especialista em sondagens.

Uma hora depois, será divulgada a sondagem à boca das urnas feita pela Universidade Católica.

A operação da RTP conta com um painel político composto por Nuno Morais Sarmento (PSD), Augusto Santos Silva (PS), João Oliveira (PCP), Marisa Matias (BE) e Adolfo Mesquita Nunes (CDS-PP), moderado por Carlos Daniel, para interpretar os resultados e desenvolvimentos.

A partir das 22:45, a RTP avança com a emissão "A Hora Seguinte", conduzido por João Adelino Faria e onde serão analisados os resultados eleitorais com Viriato Seromenho Marques, André Macedo, José Manuel Fernandes e Miguel Pinheiro.

Uma das novidades é que o 'site' da RTP vai ter câmaras em direto nas sedes da coligação PSD/CDS-PP, PS, CDU e Bloco de Esquerda.

Na SIC, a emissão eleitoral arranca com o resultado de uma grande projeção da Eurosondagem, às 20:00, de acordo com a estação de Carnaxide.

Esta projeção avançará com a composição do parlamento e quem será o vencedor.

Rodrigo Guedes de Carvalho irá conduzir a emissão, que terá diretos nas sedes partidárias, e contará com Clara de Sousa a moderar o painel de comentadores Marques Mendes (PSD), António Vitorino (PS) e Miguel Sousa Tavares, onde será feita a análise de todos os resultados, e com Bento Rodrigues, que irá explicar os resultados oficiais.

A SIC e a SIC Notícias terão emissão em simultâneo a partir das 19:45.

Uma das novidades é que a SIC Notícias vai ter uma emissão da "Quadratura do Círculo" especial, a seguir à emissão simultânea.

Na TVI, a emissão contará com os apresentadores José Alberto de Carvalho, Judite de Sousa e Pedro Pinto e terá uma projeção à boca da urna feita pela Intercampus.

Nos comentários à noite eleitoral, além de Marcelo Rebelo de Sousa, conta-se ainda com um painel composto por José Eduardo Moniz, Constança Cunha e Sá e Sérgio Figueiredo, de acordo com a estação de Queluz.

Do lado partidário, os comentadores são Miguel Relvas (PSD), António Pires de Lima (CDS-PP), Francisco Assis (PS), João Ferreira (PCP) e Fernando Rosas (BE).

A transmissão da cobertura eleitoral arranca cerca das 18:00 na TVI24, canal onde terá lugar uma emissão especial do "Governo Sombra" à meia-noite.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP