Açoriano Oriental
OMS declara o fim da epidemia de Ébola na Guiné-Conacri
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a Guiné-Conacri erradicou o vírus do Ébola ao fim de dois anos marcados pela epidemia que provocou milhares de mortos em África.
OMS declara o fim da epidemia de Ébola na Guiné-Conacri

Autor: Lusa/AO Online

 

“Hoje, a OMS declara o fim da transmissão do vírus Ébola na República da Guiné (Guiné-Conacri)”, anunciou a agência das Nações Unidas através de comunicado.

Segundo a OMS, o país vai agora “entrar num período de alta vigilância”, que se vai prolongar durante os próximos 90 dias, no sentido de detetar de forma eficaz eventuais novos casos de Ébola.

O anúncio é encarado de forma marcante pela Guiné-Conacri, um dos países mais pobres do mundo, onde foi detetado o “paciente zero” em dezembro de 2013.

Emile Ouamouno, uma criança da Guiné Conacri, foi a primeira vítima do surto da epidemia de Ébola registada há dois anos e que se alastrou a outros países da costa ocidental africana.

A declaração da OMS ocorre 42 após ter sido anunciado que o segundo teste efetuado ao último paciente afetado pelo vírus, na Guiné-Conacri, estava livre de perigo.

Os outros dois países da África Ocidental, seriamente afetados pela epidemia desde 2013 – Serra Leoa e Libéria – já declararam que a epidemia foi erradicada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados