Açoriano Oriental
Oito milhões de casas no nordeste dos EUA sem energia devido a tempestade "Sandy"
Mais de oito milhões de casas estavam esta terça-feira sem eletricidade nos 18 estados do nordeste dos Estados Unidos e na capital, Washington, devido à passagem da tempestade "Sandy", anunciou o departamento norte-americano de Energia.
Oito milhões de casas no nordeste dos EUA sem energia devido a tempestade "Sandy"

Autor: Lusa/AO online

"Às 09:00 (13:00 em Lisboa), os estados afetados registavam 8.114.433 clientes sem corrente elétrica", disse o Departamento de Energia em comunicado, precisando que o estado mais afetado era o de Nova Jérsia, a 'porta de entrada' da tempestade no continente norte-americano, na segunda-feira à noite.

Só naquele estado havia hoje 2,5 milhões de lares sem luz, enquanto em Nova Iorque são dois milhões os clientes às escuras e na Pensilvânia 1,3 milhões.

Seguem-se o Connecticut (626.000), Maryland (311.000) e o Massachusetts (298.000).

A capital norte-americana, Washington, onde 220.000 casas sofreram cortes de energia na segunda-feira à noite, tinha praticamente voltado à normalidade, com apenas 3.583 casas ainda privadas de luz.

Segundo o Departamento de Energia, o corte no fornecimento de eletricidade deveu-se à paragem de três reatores nucleares, provocada pela passagem da tempestade.

Dois outros reatores tiveram de reduzir a produção devido à intempérie e à subida do nível das águas, nomeadamente no estado de Nova Jérsia.

"Tudo parece estar sob controlo", disse entretanto à AFP Neil Sheehan, porta-voz da autoridade de regulação nuclear norte-americana, acrescentando que permanece em vigor o alerta lançado na segunda-feira sobre a central nuclear de Oyster Creek, uma das mais antigas no país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados