Açoriano Oriental
Dia do não fumador
Número de fumadores com tendência para diminuir
O número de fumadores na Região decresceu 2 por cento entre 2004 e 2007. Esta é a principal conclusão de um estudo elaborado pelo sociólogo Alberto Peixoto e sustentado na comparação entre um levantamento anteriormente realizado e um inquérito agora feito no Concelho de Lagoa.
Número de fumadores com tendência para diminuir

Autor: Rui Leite Melo
Apesar dos dois estudos abrangerem universos diferentes, Alberto Peixoto não tem dúvidas de que os dados, este ano recolhidos no concelho de Lagoa, são um indicador que reflecte a realidade do todo regional, dado resultarem de uma amostra suficientemente representativa em número de inquiridos Por outro lado, o sociólogo salienta ter tido o cuidado de acompanhar os dados que existem a nível nacional, tendo notado que os dados recolhidos na Lagoa apresentam uma tendência idêntica àquela que existe a nível nacional.

Apresentando uma conclusão geral positiva, por via da evidência da diminuição do número de fumadores, o estudo ontem apresentado na Escola Secundária de Lagoa, numa sessão promovida pela Câmara Municipal de Lagoa destinada a assinalar o Dia Internacional do Não Fumador, contempla outros números, nem sempre optimistas. Entre estes está o facto de estar a aumentar o número de fumadores no grupo etário abaixo dos 14 anos mas que acaba por ser atenuado pelo facto de a partir dos quinze anos seja notória uma diminuição de fumadores. De acordo com Alberto Peixoto, esta última variação terá a ver com as restrições de fumar em meio escolar, bem como será resultado de uma consciencialização sobre os malefícios do tabaco. "A mensagem está a passar e os dados também apontam nesse sentido", salienta o sociólogo.

Fundamentais para a diminuição do número total de fumadores são as mulheres, que de acordo com o estudo, são as que mais aderem ao abandono do fumo, isto depois de ao longo dos tempos mais recentes serem as que apresentavam maior propensão para fumar.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados