Açoriano Oriental
Novo sismo sentido na ilha do Faial com magnitude de 3,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter foi registado hoje na ilha açoriana do Faial, o segundo do dia numa zona em que, desde o início de novembro, tem ocorrido um aumento da atividade sísmica.

Novo sismo sentido na ilha do Faial com magnitude de 3,2 na escala de Richter

Autor: Lusa/AO online


Numa nota enviada às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 12:17 locais (mais uma hora em Lisboa), com magnitude 3,2 na escala de Richter e epicentro a cerca de 29 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada na Feteira, concelho da Horta", adianta a Proteção Civil dos Açores.

Já ao inicio da manhã de hoje tinha sido registado um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter na ilha do Faial, com epicentro a 35 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo.

Tal sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores às 06:47 (07:47 em Lisboa) e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia do Capelo.

Desde 03 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica.

Segundo o IPMA, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados