Açoriano Oriental
Novo serviço de saúde pública em Ponta Delgada

O Centro de Saúde de Ponta Delgada irá no próximo dia 6 de Setembro abrir a nova Unidade de Cuidados de Enfermagem de Saúde Pública (UCESP), com intuito de prevenir as doenças e promover estilos de vida saudáveis junto da população do concelho.

Carregando o video...

Autor: Rita Medeiros / Pedro Nunes Lagarto

"Com esta unidade nós pretendemos colmatar a ausência de informação que existe na população acerca de algumas questões relacionadas com a saúde pública. Aqui pensamos actuar antes da crise, ou seja de forma preventiva. Portanto, vamos produzir manuais, brochuras e campanhas de informação de maneira que as pessoas saibam antecipadamente aquilo que pode acontecer", explicou Manuela Ferreira, enfermeira vogal do conselho de administração do Centro de Saúde de Ponta Delgada.

Manuela Ferreira deu conta que "há um número de actividades que este gabinete vai começar agora a implementar que antes nós não tínhamos, embora algumas unidades de saúde façam actividades neste âmbito, mas não funcionam só para esta área. Este gabinete vai ter um enfermeiro próprio para desempenhar estas funções".

Segundo a enfermeira vogal do conselho de administração do Centro de Saúde de Ponta Delgada, a UCESP vai primeiramente realizar um diagnóstico de saúde à comunidade do concelho de Ponta Delgada. Depois vai procurar ter uma actuação junto das pessoas, nomeadamente, a intervenção junto das famílias com doenças infecto-contagiosas.*

 

*Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de sábado, 3 de Setembro de 2011.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados