Novo cinema português apresenta-se a programadores e diretores estrangeiros no IndieLisboa


 

AO Online/ Lusa   Cultura e Social   4 de Mai de 2019, 04:02

Cerca de trinta programadores e diretores artísticos de festivais de cinema estão em Portugal, no âmbito do festival IndieLisboa, para conhecer e ter contacto com a mais recente produção portuguesa, alguma ainda em pós-produção.

Num programa paralelo, o IndieLisboa acolhe até domingo, na Culturgest, as "Lisbon Screenings", que servem de ponte entre produtores e realizadores portugueses e programadores e diretores de festivais internacionais, com o objetivo de internacionalizar o cinema português.

"Os profissionais da indústria do cinema terão oportunidade de ver filmes portugueses inéditos que procuram uma estreia mundial ou internacional", refere em comunicado Ana Isabel Strindberg, da agência Portugal Film, parceira desta iniciativa com o IndieLisboa.

Para esta edição foram convidados, entre outros, Anette Dujisin, programadora da Semana da Crítica do Festival de Veneza, Catherine Bizern, diretora artística do festival Cinéma du Réel (França), e Lili Hinstin, diretora artística do Festival de Locarno (Suíça).

Os festivais de cinema de Busan (Coreia do Sul) e Roterdão (Holanda) e o Film Society Lincoln Center também estão representados neste programa.

Entre os quase 20 filmes portugueses a mostrar nas "Lisbon Screenings" estão "O Fim do Mundo", segunda 'longa' de ficção de Basil da Cunha, "Destinu Deluxe", de Diogo Baldaia, em fase de finalização, e "Sacavém", de Júlio Alves, "Filomena", de Pedro Cabeleira, e "Invisível Herói", de Cistèle Alves Meira, selecionados para o IndieLisboa.

É no âmbito desta programação paralela que o IndieLisboa atribuirá ainda apoio, através de um fundo financeiro, à finalização de outros filmes, sendo candidatos oito projetos, entre os quais "O Soldado Nobre", de Jorge Vaz Gomes, "Raposa", de Leonor Noivo, e "Suspensão", de Luís Soares.

O 16.º festival IndieLisboa, com cerca de 250 filmes, começou na quinta-feira e termina no dia 12.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.