National Geographic divulga os Açores

National Geographic divulga os Açores

 

Luis Pedro Silva   Regional   15 de Dez de 2008, 09:56

O secretário regional do Ambiente e Mar valorizou a circunstância dos Açores serem a região do país com maior cobertura na edição portuguesa da National Geographic, garantindo o apoio do Governo a iniciativas de divulgação do arquipélago.
No final da palestra “Os Açores vistos pela moldura amarela”, que trouxe sábado à noite a Angra do Heroísmo o director da publicação,  o secretário regional Álamo Meneses referiu tratar-se de “uma excelente forma de promoção interna e de projecção externa da temática ambiental e geográfica dos Açores”.
“A National Geographic é uma revista de grande expansão a nível nacional, mas com um grande exponencial a nível internacional já que uma parte dos seus artigos são permutados entre as diversas edições internacionais”, disse.
O encontro, promovido pela Ecoteca de Angra do Heroísmo, com o patrocínio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e de “Os Montanheiros”, reuniu diversos investigadores, especialistas, entidades oficiais e público em geral.
O director da National Geographic, cuja edição portuguesa tem uma circulação de 60 mil exemplares e 300 mil leitores,  destacou que entre os artigos publicados sobre os Açores estão a biologia marinha, a oceanografia, a ornitologia e a vulcanologia/geologia.
 Gonçalo Pereira reafirmou o interesse da publicação em artigos científicos, projectos de investigação, ilustrações de qualidade, eventos e efemérides sobre os Açores, apelando para tal à divulgação dos mesmos junto da revista, pelos investigadores regionais, organismos oficiais e Universidade dos Açores.
A primeira referência aos Açores na National Geographic surgiu  em 1919 com a cobertura do primeiro voo transatlântico.
A reportagem sobre a erupção do vulcão dos Capelinhos, no Faial, em 1958, registou o primeiro artigo de carácter científico sobre as ilhas, numa edição que, na altura, contava apenas com distribuição nos Estados Unidos da América.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.