NASA prevê três saídas orbitais para reparar Estação Espacial Internacional

NASA prevê três saídas orbitais para reparar Estação Espacial Internacional

 

Lusa/AO Online   Internacional   18 de Dez de 2013, 05:25

A NASA prevê realizar três saídas orbitais a partir de sábado para reparar a válvula que provocou problemas no sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional.

A agência espacial norte-americana anunciou na terça-feira que está previsto que os dois astronautas norte-americanos da 38.ª missão da estação espacial, Rick Mastracchio e Mike Hopkins, substituam a bomba de refrigeração danificada, a partir do exterior, depois de terem tentado fazê-lo, sem sucesso, por outros meios.

As saídas espaciais durarão seis horas e meia e realizar-se-ão no sábado, na segunda-feira e na quarta-feira, dia de Natal, referiu a NASA em comunicado.

Ambos os astronautas passaram o dia de terça-feira a inspecionar os fatos que vão usar para trabalhar no exterior da estação espacial.

O trabalho consiste em substituir a bomba por outra guardada num módulo externo. O equipamento danificado regulava o fluxo de amoníaco para refrigerar os instrumentos eletrónicos da estação espacial.

A avaria, detetada há uma semana, não causou grandes transtornos no dia-a-dia da missão espacial, que conta com mais quatro astronautas, além dos dois norte-americanos.

Contudo, o contratempo obrigará a atrasar o lançamento do módulo de carga Cygnus, da empresa privada Orbital Science, que estava previsto para esta semana.

Segundo a NASA, o lançamento ficará adiado até meados de janeiro.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.