Açoriano Oriental
Museu carlos Machado inaugura exposição de obras de Natália Correia
O Museu Carlos Machado inaugura sábado, às 19h00, na Igreja do Colégio, a exposição "O Desenho na Colecção Privada de Natália Correia", cuja abertura coincide com a passagem do 85º aniversário de nascimento da escritora açoriana já falecida.
Museu carlos Machado inaugura exposição de obras de Natália Correia

Autor: Ana Carvalho Melo / GACS
A iniciativa, promovida pela Direcção Regional da Cultura da Presidência do Governo, procura, através de várias obras de arte da colecção de Natália Correia e do seu companheiro Dórdio Guimarães, estender a todas as ilhas do arquipélago esses importantes legados culturais.

 Sob comissariado de Rita Cruz Dourado, a mostra de carácter itinerante, destaca do espólio artístico de Natália Correia e Dórdio Guimarães as obras cujo suporte e fim em si são o próprio desenho, o que se justifica "pela capacidade que no desenho há de, como suporte do pensamento, nele estar contida a base e a vontade de todas as outras expressões".

 De entre os artistas representados figuram Abel Manta, Stuart de Carvalhais, Almada Negreiros, Cesariny e Júlio Pomar, cuja presença no espólio de arte do casal não surge tanto pelo normal processo selectivo de construção de uma colecção, resultando, antes, de uma comunhão de afectos e gostos em relação às obras de arte e aos artistas nomeados.

A mostra vai viajar para todas as ilhas, adaptando-se aos diversos espaços através de uma distribuição por módulos das obras escolhidas.

 A sua passagem por S. Miguel, que coincide com a sua inauguração regional, compreende-se entre os dias 13 de Setembro e 12 de Outubro, estando patente ao público na nave central da Igreja do Colégio, actual Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, de 3ª a 6ª feira, entre as 10 e as 17:30 horas, e sábados e domingos, entre as 14 e as 17 horas, encerrando segundas e feriados.
    
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados