Município da Horta lança novo concurso para construção de 12 habitações por 2ME

A Câmara Municipal da Horta, na ilha do Faial, lançou um novo concurso para construção de 12 habitações na freguesia das Angústias, pelo valor base de dois milhões de euros



Segundo o concurso público publicado em Diário da República, a execução da empreitada de construção de 12 habitações no empreendimento do Monte da Guia, sito em Santa Bárbara, na freguesia das Angústias, tem como preço base o valor de 2.014.097,52 euros (acrescido de IVA), e um prazo de execução de 540 dias.

O prazo para apresentação das propostas decorre até ao dia 28 de fevereiro.

É a segunda vez que o município da Horta coloca a empreitada a concurso. Em novembro de 2025 lançou um primeiro concurso para a obra, pelo mesmo valor base, que “ficou deserto”, como referiu à agência Lusa uma fonte da autarquia.

O município da Horta adianta, em comunicado, que a empreitada permitirá a construção de seis habitações de tipologia T2 e outras seis de tipologia T3.

O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, citado na nota, sublinha que o lançamento de um novo concurso público mostra que o executivo “continua a trabalhar na criação de mais soluções habitacionais para os faialenses”.

“Serão construídas 12 habitações de tipologias T2 e T3, que contribuirão para melhorar a vida de toda a população e que serão disponibilizadas à comunidade em geral mediante o pagamento de uma renda ajustada aos rendimentos do agregado familiar, no âmbito do Programa Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis”, refere Carlos Ferreira.

No entanto, o autarca lembra que “estas habitações ajudam, mas não solucionam inteiramente o problema da falta de habitação” na ilha do Faial.

PUB