Açoriano Oriental
Ministro da Economia estranha dificuldades dos produtores de leite de São Jorge
O ministro da Economia afirmou hoje ser "difícil compreender" as dificuldades que atravessam os produtores do leite de São Jorge, nos Açores, já que o famoso queijo da ilha é um "produto de excelência" e cada vez mais consumido.
Ministro da Economia estranha dificuldades dos produtores de leite de São Jorge

Autor: Lusa/AO Online

António Pires de Lima reuniu-se hoje com a União de Cooperativas Agrícolas de Laticínios de São Jorge (Uniqueijo), tendo dito no final, aos jornalistas, que quis com este encontro perceber quais as dificuldades que enfrentam os produtores de leite, a matéria-prima do famoso queijo da ilha.

Para o ministro da Economia, “é um bocadinho contraditório” que apesar de o queijo ser "um produto de excelência” que “cada vez é mais conhecido, mais notável, mais consumido”, e que “tem como centro de produção único a ilha de São Jorge”, os produtores de leite continuem a sentir “muitas dificuldades” ao nível do financiamento e pagamento das suas operações.

“Encontrei algumas razões que merecem alguma ponderação”, disse Pires de Lima, em resposta a perguntas dos jornalistas.

Sublinhando que não quer fazer “nenhum juízo de valor”, deu como exemplo o centro de produção da fábrica da Uniqueijo, “pensado para uma capacidade de utilização que deveria ser muito maior do que aquela tem neste momento”.

“Há aqui uma grande dificuldade para poder utilizar totalmente este centro de produção, com custos que acabam por se amortizar e alocar a uma quantidade de leite que é relativamente pequena mas que é aquela que a ilha sempre produziu ao longo dos anos”, afirmou.

Mas para Pires de Lima, “este é um problema que tem de ser resolvido fundamentalmente em parceria com as autoridades regionais”, sendo o seu objetivo perceber as dificuldades mas também “dar visibilidade” a este “produto excelente, que merece cada vez mais ser consumido” dentro e fora do país, algo que, referiu, tem feito em relação a outros produtos nacionais.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados