Açoriano Oriental
Medicina veterinária com impacto de 8,5ME na economia dos Açores em 2021

O impacto económico da medicina veterinária nos Açores foi de 8,5 milhões de euros em 2021, segundo um estudo que concluiu que “mais de metade” dos veterinários no arquipélago têm menos de 40 anos.

Medicina veterinária com impacto de 8,5ME na economia dos Açores em 2021

Autor: Lusa

“Em 2021, o impacto económico mensurável global estimado para a Região Autónoma dos Açores foi de cerca de 8,5 milhões de euros. Por cada euro gasto na atividade de medicina veterinária foi gerado um incremento adicional de trinta e quatro cêntimos na economia”, adianta a Ordem dos Médicos Veterinários.

Os dados constam do estudo “Medicina Veterinária na Região Autónoma dos Açores – impacto socioeconómico e estudo prospetivo”, que vai ser apresentado hoje em Ponta Delgada para assinalar o dia do Médico Veterinário e o Dia do Animal.

Segundo o estudo, existem 253 veterinários nos Açores, cerca de 4% do total nacional, sendo que “mais de metade” dos profissionais “têm idade inferior a 40 anos” e “cerca de dois terços” têm o exercício em clínicas privadas como “principal atividade”.

“Relativamente à criação de postos de trabalho, em 2021, estima-se que a atividade veterinária foi responsável pela existência de 119 postos de trabalhos marginais, ou seja, cada médico veterinário a atuar na região contribuiu, em média, para a criação de 0,47 postos de trabalho adicionais”, lê-se na nota de imprensa.

A Ordem dos Médicos Veterinários realça que os profissionais do setor “têm sido cruciais para o crescimento sustentado do setor agropecuário” na região devido à “promoção de um maior controlo nas metodologias de recolha e tratamento de leite e da carne”.

A investigação também realça a “importância” dos veterinários na saúde pública, através da erradicação de doenças (como a brucelose), do “controlo higiénico-sanitário nos estabelecimentos que lidam com produtos de origem animal” e da intervenção junto de canis municipais.

Na apresentação do estudo vão estar presentes o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, António Ventura, o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, e o presidente do conselho regional dos Açores daquela ordem, Manuel Leitão.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados