Eleições/EUA

McCain ultrapassa Obama após convenções partidárias

McCain ultrapassa Obama após convenções partidárias

 

Lusa/AO online   Internacional   8 de Set de 2008, 15:51

O candidato presidencial republicano à Casa Branca John McCain está com uma vantagem de quatro pontos percentuais face às intenções de voto do candidato democrata Barack Obama, segundo uma sondagem divulgada pelo jornal USA Today.
A sondagem, da responsabilidade da empresa Gallup, foi realizada após as convenções partidárias de Denver (democrata) e de Minnesota (republicana) que oficializaram as candidaturas de McCain e Obama.

    O estudo, que envolveu a participação de 1.022 adultos, atribuiu a McCain 50 por cento das intenções de voto contra os 46 por cento conquistados pelo senador democrata, o que representou uma total reviravolta nas pesquisas efectuadas antes da convenção republicana.

    Numa anterior sondagem, realizada antes da convenção de Minnesota e imediatamente após a Convenção Nacional Democrata, Obama aparecia com uma vantagem de sete pontos percentuais.

    O diário norte-americano refere que a inversão de posições poderá estar ligada com a escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, para ser a candidata republicana para vice-presidente.

    "Os republicanos celebraram uma convenção bem sucedida e, pelo menos no princípio, a escolha de Sarah Palin fez a diferença", indicou um analista político da Universidade de Virginia.

    Entre os entrevistados, 29 por cento afirmaram que a escolha de Palin para vice incentivou-os a optar por McCain.

    A sondagem hoje publicada pelo jornal USA Today tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.