Açoriano Oriental
Eleições/EUA
McCain ultrapassa Obama após convenções partidárias
O candidato presidencial republicano à Casa Branca John McCain está com uma vantagem de quatro pontos percentuais face às intenções de voto do candidato democrata Barack Obama, segundo uma sondagem divulgada pelo jornal USA Today.
McCain ultrapassa Obama após convenções partidárias

Autor: Lusa/AO online
A sondagem, da responsabilidade da empresa Gallup, foi realizada após as convenções partidárias de Denver (democrata) e de Minnesota (republicana) que oficializaram as candidaturas de McCain e Obama.

    O estudo, que envolveu a participação de 1.022 adultos, atribuiu a McCain 50 por cento das intenções de voto contra os 46 por cento conquistados pelo senador democrata, o que representou uma total reviravolta nas pesquisas efectuadas antes da convenção republicana.

    Numa anterior sondagem, realizada antes da convenção de Minnesota e imediatamente após a Convenção Nacional Democrata, Obama aparecia com uma vantagem de sete pontos percentuais.

    O diário norte-americano refere que a inversão de posições poderá estar ligada com a escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, para ser a candidata republicana para vice-presidente.

    "Os republicanos celebraram uma convenção bem sucedida e, pelo menos no princípio, a escolha de Sarah Palin fez a diferença", indicou um analista político da Universidade de Virginia.

    Entre os entrevistados, 29 por cento afirmaram que a escolha de Palin para vice incentivou-os a optar por McCain.

    A sondagem hoje publicada pelo jornal USA Today tem uma margem de erro de três pontos percentuais.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados