Açoriano Oriental
Marinha resgatou 12 pescadores de barco que estava a afundar-se ao largo das Flores

A Marinha resgatou os 12 pescadores da tripulação de uma embarcação de pesca que acabou por se afundar poucos minutos depois da operação, a cerca de 574 quilómetros da ilha das Flores, nos Açores, revelou aquela entidade.

Marinha resgatou 12 pescadores de barco que estava a afundar-se ao largo das Flores

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, a Marinha indica que a operação foi desenvolvida através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, desde as 07h36 de terça-feira (horas locais).

O resgate dos 12 pescadores foi efetuado às 15h54, “encontrando-se todos bem e em segurança”, ao passo que a embarcação de pesca Lajes do Pico “acabou por afundar poucos minutos” depois, “fora da Zona Económica Exclusiva Portuguesa”.

O barco estava “a cerca de 310 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 574 quilómetros, a noroeste da ilha das Flores” e “ativou uma rádio baliza (EPIRB), solicitando assistência para o resgate dos 12 elementos da tripulação, que se encontravam a bordo”.

De acordo com a Marinha, “foram ativados para o local a corveta António Enes, da Marinha Portuguesa, e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa (FAP)”, tendo sido mobilizados para a posição do alerta duas embarcações de pesca e três navios mercantes.

“Foram ainda solicitadas imagens satélite à Agência Europeia de Segurança Marítima”, indica a Marinha.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados