Marinha coordena resgate de pescador a sudoeste da ilha Terceira

A Marinha coordenou, entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro, o resgate de um tripulante de um navio de pesca, que se encontrava a navegar a cerca de 700 milhas náuticas (aproximadamente 1296 quilómetros) a sudoeste da ilha Terceira, nos Açores



Segundo comunicado, o "homem de 35 anos, de nacionalidade indonésia, apresentava uma fratura no tornozelo esquerdo, tendo sido determinado o resgate médico urgente, após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - Mar (CODU-MAR)".

Em articulação com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), "foi empenhado um helicóptero EH-101 MERLIN da Força Aérea Portuguesa para efetuar o resgate da vítima, com o apoio do NRP Sines".

A vítima foi posteriormente transportada para uma unidade hospitalar, com o apoio do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal