Marinha acompanhou passagem de navio de investigação russo por águas portuguesas

O Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz terminou o acompanhamento de um navio de investigação científica russo, que teve início no dia 25 de dezembro.




“O NRP Figueira da Foz terminou o acompanhamento do navio de investigação científica russo ‘Akademik Keldysh’, que tinha começado no dia 25 de dezembro. O navio da Marinha largou de Ponta Delgada durante o dia de Natal para acompanhar e monitorizar o navio de investigação científica russo”, lê-se num comunicado da Armada.

De acordo com o ramo, o navio tem uma guarnição de 36 militares e é comandado pelo capitão-tenente Pereira Eusébio, encontrando-se em missão na Zona Marítima dos Açores, “onde estará até meados de fevereiro de 2024”.

A Marinha compromete-se a continuar a “monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o país e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.

A Marinha Portuguesa tem acompanhado vários navios russos desde o início do ano, na sua passagem ao largo da costa nacional.

Estas missões tornaram-se mais frequentes desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP