Açoriano Oriental
Marinha acompanhou passagem de navio de investigação russo por águas portuguesas

O Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz terminou o acompanhamento de um navio de investigação científica russo, que teve início no dia 25 de dezembro.


Marinha acompanhou passagem de navio de investigação russo por águas portuguesas

Autor: Lusa/AO Online

“O NRP Figueira da Foz terminou o acompanhamento do navio de investigação científica russo ‘Akademik Keldysh’, que tinha começado no dia 25 de dezembro. O navio da Marinha largou de Ponta Delgada durante o dia de Natal para acompanhar e monitorizar o navio de investigação científica russo”, lê-se num comunicado da Armada.

De acordo com o ramo, o navio tem uma guarnição de 36 militares e é comandado pelo capitão-tenente Pereira Eusébio, encontrando-se em missão na Zona Marítima dos Açores, “onde estará até meados de fevereiro de 2024”.

A Marinha compromete-se a continuar a “monitorizar e a acompanhar a passagem deste tipo de navios, efetuando a patrulha permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional de modo a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o país e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.

A Marinha Portuguesa tem acompanhado vários navios russos desde o início do ano, na sua passagem ao largo da costa nacional.

Estas missões tornaram-se mais frequentes desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.