Açoriano Oriental
Mariano Rajoy toma posse hoje perante o rei Felipe VI
O candidato conservador reconduzido no sábado como chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, toma esta segunda-feira posse numa cerimónia presidida pelo rei Felipe VI, devendo apresentar até ao fim da semana a composição do seu governo.
Mariano Rajoy toma posse hoje perante o rei Felipe VI

Autor: Lusa/AO Online

 

Rajoy é o sexto presidente do executivo espanhol da época democrática e foi investido no lugar que já ocupava pelo Congresso dos Deputados (parlamento), em segunda votação, com 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções.

O candidato de direita vai governar apoiado por uma minoria no Congresso dos Deputados, tendo-se já manifestado “consciente do que isso significa” e disposto a pedir a colaboração de outros partidos, principalmente do Cidadãos (centro) e do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol).

Mariano Rajoy assegurou antes da votação dos deputados que iria “corrigir tudo o que mereça correção, melhorar tudo o que for melhorável e ceder em tudo o que seja razoável”, mas não “derrubar tudo o que foi construído”.

O presidente do Governo espanhol já revelou que irá anunciar na próxima quinta-feira a composição do novo executivo, que por sua vez deverá tomar posse no dia seguinte, sexta-feira, numa cerimónia que também será presidida por Felipe VI.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados