Açoriano Oriental
Manoel de Oliveira está internado devido a bactéria
O realizador português Manoel de Oliveira, com 104 anos, foi hospitalizado quinta-feira por causa de uma bactéria que está "a ser debelada" e está a "recuperar bem", disse à Lusa a filha Adelaide Trêpa
Manoel de Oliveira está internado devido a bactéria

Autor: Lusa/AO online

 

Em declarações por telefone, Adelaide Trêpa referiu que o seu pai foi internado na quinta feira devido a problemas com uma bactéria, mas que já está a ser “debelada” e que a recuperação está a correr bem.

“Hoje já recebeu visitas”, acrescentou a filha.

Manoel de Oliveira, que esteve internado em julho passado a recuperar de uma insuficiência cardíaca, festejou este mês, dia 11, o seu 104º aniversário, num ano em que estreou o filme "O gebo e a sombra", rodou uma curta-metragem em Guimarães e está a preparar duas novas obras.

Manoel de Oliveira é o mais velho realizador ainda em atividade e atualmente tem outros dois filmes em carteira, ambos em fase de captação de financiamento: "O velho do Restelo", inspirado em textos de Camões, Teixeira de Pascoaes e Cervantes, e "A igreja do diabo", a partir dos contos de Machado de Assis.

Manoel de Oliveira nasceu a 11 de dezembro de 1908 no Porto, embora o registo fixe a data de nascimento no dia seguinte.

Depois de uma participação num filme de Rino Lupo, em 1928, estreou o primeiro filme, a curta-metragem documental "Douro, faina fluvial" em 1931.

Nestes 80 anos de atividade cinematográfica, com algumas interrupções ainda durante o Estado Novo, Manoel de Oliveira fixou um percurso que é considerado fundamental na história do cinema português, nem sempre consensual, nem sempre compreendido pelo público, mas quase unanimemente elogiado pela crítica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados