Açoriano Oriental
França
Manifestação em Paris contra descida dos preços dos produtos agrícolas
Agricultores estavam a bloquear a circulação na avenida dos Campos Elíseos, em Paris, em protesto contra a descida dos preços dos produtos agrícolas no âmbito de um dia de acção nacional.

Autor: Lusa / AO online
Cerca de meia centena de produtores de cereais, convocados pelos Jovens Agricultores (um ramo da FNSEA, sindicato maioritário), instalaram a partir das 7:30 locais (6:30 em Lisboa) barreiras e colocaram fardos de palha nos Campos Elíseos.

Os manifestantes também incendiaram pneus, cortando completamente a circulação.

“O mundo agrícola está a rebentar”, explicou Damien Greffin, presidente dos Jovens Agricultores de Ile-de-France (região de Paris), para justificar esta acção.

“O que pedimos é um aumento dos preços das matérias primas”, referiu, adiantando que um quilo de trigo vende-se actualmente a 9 cêntimos e que o preço da produção é de 14 cêntimos.

Segundo Greffin, os agricultores também reclamam a harmonização das políticas sociais a nível europeu para evitar o “dumping social” que permite produzir a custos inferiores em certos países.

No âmbito desta acção de mobilização dos agricultores também se realizaram manifestações do mesmo tipo em outras cidades de França, maior potência agrícola da União Europeia.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados