Açoriano Oriental
Mais de um milhão de utentes do SNS já tratados por cheques dentista
Mais de um milhão de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já beneficiaram do cheque dentista desde 2008, sendo que só este ano o programa já abrangeu 600 mil pessoas.
Mais de um milhão de utentes do SNS já tratados por cheques dentista

Autor: Lusa/AO Online

Segundo dados revelados à agência Lusa pela Ordem dos Médicos Dentistas, este ano foram tratadas através dos cheques dentista 500 mil crianças de sete, 10 e 13 anos e cerca de 100 mil grávidas, idosos e meninos com menos de seis anos.

Desde maio de 2008 que o Ministério da Saúde emite cheques dentista, mediante um acordo entre os serviços públicos e os especialistas privados, como forma de diminuir a falha na prestação de cuidados de saúde oral.

Para o bastonário dos Dentistas, num momento de crise económica este programa “torna-se ainda mais importante”. Orlando Monteiro da Silva frisa que “não há oferta” no SNS e que se regista um elevado absentismo ao trabalho e escolar devido a problemas dentários.

Questionado pela agência Lusa sobre se os cortes orçamentais podem chegar aos cheques dentista, o responsável diz não ter qualquer indicação sobre eventuais alterações ao programa.

Monteiro da Silva sublinha ainda que a quantidade de utentes abrangidos tem vindo a aumentar todos os anos, situando-se nos 1,1 milhões, um crescimento sentido mesmo no caso dos idosos, “um grupo difícil de informar e de contactar”.

Quanto aos pagamentos do SNS aos privados inseridos no programa, o bastonário garante que estão em dia e que não se têm registado problemas.

Atualmente há cerca de 3.800 médicos e 6.000 consultórios envolvidos no cheque dentista, o que representa uma adesão de cerca de metade do total de clínicos no país.

Estes cheques são disponibilizados a grávidas, crianças a frequentar escolas da rede pública, idosos beneficiários do complemento solidário e portadores de VIH/sida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados