Açoriano Oriental
Crise
Mais de 85% dos portugueses estão a sentir efeito da crise económica
Mais de 85 por cento dos portugueses estão a sentir o efeito da crise económica, dos quais metade com um impacto "muito significativo", revela o eurobarómetro "Os europeus e a crise", encomendado pelo Parlamento Europeu.
Mais de 85% dos portugueses estão a sentir efeito da crise económica

Autor: Lusa
Quarenta e cinco por cento dos cidadãos da União Europeia (UE) a 27 conhece alguém que perdeu o emprego devido à crise. Em Portugal, 38 por cento dos inquiridos disse conhecer pessoas que ficaram desempregadas como consequência directa da crise.

Mais de um quinto dos europeus afirma ter um familiar que perdeu o emprego. Em Portugal, esta percentagem sobe para 28 por cento. Mas, em 18 por cento dos casos a perda do emprego aconteceu com os próprios ou com o parceiro (na UE a 27 é de 12 por cento).

O estudo adianta que cerca de dois terços dos inquiridos consideram que "a crise vai durar muitos anos" e ninguém concorda com a ideia que Portugal "já está a regressar ao crescimento", contrariamente ao que acham oito por cento dos europeus.

Mais de metade (56 por cento) dos portugueses considera que os cidadãos estariam mais protegidos face à actual crise se Portugal adoptasse medidas e as aplicasse de forma coordenada com outros países da UE, em linha com o que pensam o resto dos europeus.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados