Açoriano Oriental
Mais de 75 mil pessoas retiradas das redondezas de vulcão em Bali

Mais de 75 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, por receio de uma erupção, informaram hoje as autoridades.

Mais de 75 mil pessoas retiradas das redondezas de vulcão em Bali

Autor: Lusa/AO online

O porta-voz da agência indonésia para a redução de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse hoje que as pessoas retiradas estão em mais de 370 locais na ilha e os números continuam a aumentar. A zona de perigo tem 12 quilómetros.

Uma série de tremores vindos do vulcão, com cada vez maior frequência, indicam que o magma continua a mover-se na direção da superfície e que uma erupção é possível, disse Nugroho.

Segundo o responsável, mais de 560 sismos vulcânicos foram registados na segunda-feira.

O sinal de alerta devido ao Agung foi elevado para o máximo na sexta-feira, após um aumento acentuado da atividade sísmica.

As autoridades locais dizem não haver perigo imediato para os turistas, mas alguns começaram a sair da ilha, já que uma erupção vai obrigar ao encerramento do aeroporto.

O vulcão entrou em erupção em 1963, matando cerca de 1.100 pessoas.

Nessa altura, o Agung expeliu cinza a uma altura até 20 quilómetros e permaneceu ativo por um ano. A lava deslocou-se 7,5 quilómetros e as cinzas chegaram a Jacarta, a cerca de mil quilómetros de distância.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados