Vacinação contra o vírus do papiloma humano

Mais de 23 mil adolescentes vacinadas na primeira semana

A primeira semana de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), que arrancou a 27 de Outubro, foi "um sucesso", com mais de 23 mil adolescentes vacinadas, revelou a ministra da Saúde.


Ana Jorge, que falava sobre os desafios e as estratégias da saúde no século XXI nos Simpósios sobre Saúde Portugal-Brasil 200 anos, que arrancou hoje, apresentou a prevenção oncológica como um dos desafios e revelou que a primeira semana de vacinação contra o HPV "foi um sucesso".

    "Portugal iniciou a vacinação do cancro do colo do útero a jovens que nasceram em 1995, faz hoje uma semana e foi de certo modo um sucesso, porque houve uma adesão grande das jovens e houve numa primeira semana mais de 23 mil jovens que foram vacinadas", adiantou a ministra da Saúde.

    A vacinação de adolescentes contra o HPV, um dos principais responsáveis pelo cancro do colo do útero, prevê que todas as jovens que completem 13 anos em 2008 sejam vacinadas até ao final deste ano com o objectivo de prevenir as infecções por HPV e diminuir a incidência do cancro do colo do útero, que em Portugal mata mais de 300 mulheres por ano, segundo o Ministério da Saúde.
PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos