Macau com sinal 3 de tempestade tropical devido à aproximação do tufão Khanun

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau içaram hoje o sinal 3 de tempestade tropical devido à aproximação do tufão Khanun, e mantêm a possibilidade de substituí-lo pelo sinal 8 na manhã de domingo.




Pelas 21:00 (14:00 em Lisboa), o Khanun encontrava-se a cerca de 590 quilómetros a sueste de Macau, estava a encaminhar-se para a península de Leizhou, de acordo com a página de Internet dos SMG.

As autoridades referem que o sinal número três deverá manter-se até às 05:00 de domingo (22:00 de sábado em Lisboa), altura em que o aviso de ‘storm surge' [subida no nível das águas] de grau 1 (amarelo) entra em vigor.

Além disso, mantêm a possibilidade de içar o sinal 8 durante a manhã de domingo.

"Nas pontes, o vento pode atingir ocasionalmente, o nível forte com rajadas", indicam os SMG, que recomendam aos condutores mais atenção e aos que conduzem motociclos e ciclomotores a utilizarem a via reservada a esses veículos na Ponte Sai Van.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são hasteados tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Em 23 de agosto, o tufão Hato, o pior em 53 anos a atingir Macau, causou dez mortos e mais de 240 feridos, provocando graves inundações na zona do Porto Interior.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares