Macacos morrem em incêndio em zoológico na Alemanha, suspeita-se de fogo de artíficio

Um incêndio no zoológico de Krefeld (Alemanha), supostamente provocado por fogo de artíficio na noite do fim do ano, causou a morte dos animais do recinto dos macacos, cerca de 30, incluindo orangotangos e chimpanzés, foi divulgado esta quarta feira.



"Os nossos piores receios tornaram-se realidade. Nenhum dos animais sobreviveu no recinto dos macacos. Porém, o jardim dos gorilas não foi afetado", indicou o zoológico na sua conta no Facebook, precisando que o gorila Kidogo e a "sua família estão bem".

Horas antes, o jardim zoológico informou que a "tragédia inconcebível" tinha ocorrido logo após a meia-noite, quando foi relatado que o recinto dos macacos, com uma área de cerca de 2.000 metros quadrados, estava a lavrar em fogo, embora sem existir ainda a confirmação de que os animais tinham morrido.

O zoológico, inaugurado em 1975, acolhia macacos como orangotangos e chimpanzés, além de grupos de gorilas mais velhos e de outros primatas de espécies distintas.

O zoológico referiu que as causas do incêndio ainda são desconhecidas e que a polícia já está a investigar, mas a televisão pública regional WDR avançou, citando os bombeiros, que o incêndio poderia teria tido origem na pirotecnia lançada na noite de fim de ano.

O parque, que agradeceu as muitas ofertas de ajuda recebidas nas horas seguintes, esclareceu que o zoológico não vai abri as suas portas hoje.



PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA