Luís Garcia apela à união e articulação de todos os agentes do setor do mar nos Açores

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou “à união de esforços e, sobretudo, à ação” entre todos os agentes e instrumentos de desenvolvimento do setor do Mar.



Luís Garcia, que falava na sessão comemorativa do 191.º aniversário da elevação da vila da Horta a cidade, realizada no Teatro Faialense, considerou que “é absolutamente necessário decidir e agir”, reforçando que “ao mesmo tempo que reivindicamos, e bem, o que nos falta, devemos valorizar e aproveitar o que possuímos, que é muito e dá muito trabalho”.


Citado em nota de imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa mencionou os investimentos em curso na ilha do Faial, com destaque para o Parque de Reparação e Construção Naval, o Tecnopolo, o Navio de Investigação dos Açores e outros, como de “enorme potencial e interesse crescente”, sem esquecer os que se encontram em funcionamento, como por exemplo, o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Okeanos considerando-os “fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do Faial e da Economia Azul”.


Sobre o futuro, Luís Garcia considera a captação de jovens na ilha como “a prioridade das prioridades dos Açores”, mencionando o papel que a Escola do Mar e a sua Incubadora de Base Tecnológica podem ter nestas matérias, sobretudo como meio para incentivar a fixação dos nossos jovens na ilha”.


Saliente-se que a sessão comemorativa incluiu uma cerimónia de atribuição de Medalhas e Insígnias Honoríficas a várias personalidade e instituições concelhias, terminando com um momento cultural levado a cabo pelo Grupo Corpo em Movimento.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares