Luís Amado visita Jacarta

Luís Amado visita Jacarta

 

Lusa / AO online   Internacional   3 de Ago de 2010, 11:06

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, inicia esta terça-feira uma visita de dois dias à Indonésia para dar “um novo impulso” às relações bilaterais, nomeadamente com a assinatura de um acordo sobre consultas políticas.
As relações diplomáticas entre Portugal e a Indonésia estiveram interrompidas durante 24 anos, entre a invasão indonésia de Timor-Leste em 1975 e o acordo para o referendo de 1999 que conduziu à independência do território.

A visita de Luís Amado realiza-se dez anos depois de Jaime Gama ter feito a primeira visita oficial de um chefe da diplomacia portuguesa à Indonésia, em Junho de 2000, seguida, três anos depois, de uma visita a Lisboa do ministro dos Negócios Estrangeiros indonésio, Hassan Wirajuda.

Segundo uma nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o encontro de Luís Amado com o seu homólogo indonésio, Marty Natalegawa, tem na agenda “um novo impulso às relações bilaterais”, que nos últimos dez anos foram “marcadas por bom entendimento político mas uma interacção entre os dois países muito aquém do desejável”.

Além da relação bilateral, Amado e Natalegawa vão também discutir as relações União Europeia-Indonésia, as relações UE-ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), as relações com Timor-Leste, a crise internacional, energias alternativas e alterações climáticas, segundo a nota.

O programa do ministro português em Jacarta inclui também um encontro com o secretário-geral da ASEAN, Surin Pitsuwan.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.