Açoriano Oriental
Livro sobre os 10 anos de Fernando Gomes ao leme da FPF apresentado no Porto

O livro sobre os 10 anos de Fernando Gomes como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi apresentado no Porto, tendo prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Livro sobre os 10 anos de Fernando Gomes ao leme da FPF apresentado no Porto

Autor: Lusa/AO Online

A obra, que irá para o mercado na próxima quinta-feira e com o preço de 22 euros, intitula-se 'Fernando Gomes – 10 Anos de Presidência da FPF' e foi escrita pelo jornalista João Marcelino, elencando a obra do dirigente desde que tomou posse do cargo, em dezembro de 2011, realçando, nessa década, o facto de as “seleções nacionais de futebol terem participado em 26 finais e ganhado 14”.

“Os títulos mais conhecidos são os de campeão da Europa”, em 2016, em Paris, na final com a França, graças a um golo solitário de Éder, e o de vencedor da primeira edição da Liga das Nações, no Porto, em 2019.

O autor, que disse ter levado “quase três meses” a elaborar este livro, frisa que Fernando Gomes, no exercício das suas funções, pôs de pé uma “organização modelar, que construiu infraestruturas próprias como a Cidade do Futebol, e “lançou o Canal 11”, onde João Marcelino também é comentador.

Se este livro fosse escrito daqui a três anos, o que Fernando Gomes gostava que nesse constasse seria “o título de campeão do mundo de futebol”, considerou João Marcelino à comunicação social, baseando-se nas conversas que manteve com o dirigente e na vontade deste em conquistar novos títulos.

Fernando Gomes agradeceu à Associação de Futebol do Porto por ter sido anfitriã da apresentação do livro sobre os 10 anos da sua presidência da FPF e anunciou que haverá réplicas desta sessão em Portalegre e Lisboa, pois também fazem parte das “associações formadoras” da FPF, em 1914.

O dirigente saudou as associações de futebol, “os sócios da Federação” e os dirigentes dos clubes, porque são “as células vivas daquilo que compete fazer à FPF” enquanto entidade organizadora de provas de futebol.

“Sem esse esforço, muitas vezes anónimo, de muita gente que dedica muito dom seu tempo a esta causa, não seria possível alargar a pirâmide do futebol”, disse Fernando Gomes.

É por isso, prosseguiu, que Portugal apresenta “fatores de crescimento e de procura e descoberta de talento que são fundamentais para um país de dez milhões de habitantes e com dificuldades financeiras”. Como exemplos desse trabalho, citou Pizzi, em Bragança, Paulo Sousa e João Félix, em Viseu, e Ricardinho, em Gondomar.

A apresentação do livro reuniu autarcas como o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que é um velho amigo de Fernando Gomes, dirigentes como o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, antigos futebolistas como Hélder Postiga, que hoje trabalha para FPF, Maniche e João Tomás e árbitros como Artur Soares Dias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados