Açoriano Oriental
Líderes do PS e do PSD encontram-se pela primeira vez em campanha
Os líderes regionais do PS e do PSD, que disputam a presidência do Governo dos Açores, encontram-se hoje pela primeira vez em campanha ao viajarem no mesmo avião que os transportará de Santa Maria para São Miguel.

Autor: Lusa / AO online

 

De acordo com as agendas de campanha das comitivas de Vasco Cordeiro (PS) e de Duarte Freitas (PSD), ambos os candidatos dos principais partidos dos Açores deverão viajar no mesmo voo com partida da ilha de Santa Maria às 19:40 locais (mais uma hora em Lisboa) e tendo como destino a ilha de São Miguel.

O líder do PS/Açores começa o quarto dia de campanha eleitoral com uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, segue depois para uma exploração agrícola na Ribeira Seca e almoça com jovens e com operadores turísticos.

Em Santa Maria, Vasco Cordeiro visita ainda as instalações da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

À noite, realiza um comício na vila de Rabo de Peixe, já na ilha de São Miguel.

O líder do PSD/Açores estará de manhã no Clube Naval de Vila do Porto, em Santa Maria, e às 15:00 tem uma ação de campanha no bairro da Brasília, na zona do aeroporto, após o que regressa a São Miguel, não tendo mais iniciativas previstas.

Na ilha Graciosa está hoje o candidato do CDS pelo círculo da ilha Terceira e líder regional do partido, Artur Lima, que efetuará uma ação de campanha com os candidatos locais do partido, estando acompanhados pelo porta-voz e deputado do CDS, João Almeida.

A comitiva do BE, liderada pela candidata Zuraida Soares, faz hoje a viagem de barco entre a Madalena, na ilha do Pico, e a Horta, na ilha do Faial, para chamar a atenção para a questão dos transportes no arquipélago.

No Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, está a CDU em ações de rua com o cabeça de lista pelo círculo de São Miguel, Aníbal Pires.

A comitiva da CDU poderá cruzar-se com a do PPM já que o líder Paulo Estevão adiou a iniciativa de terça-feira para hoje e vai fazer o percurso do roteiro cultural de Carlos Nascimento, o corvino que foi editor do poeta chileno Pablo Neruda.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados