Açoriano Oriental
Eleições Directas
Líder do PSD/Açores não votou por manifestar discordância com "exclusão" de militantes da região
O presidente do PSD/Açores, Costa Neves, não votou nas "directas" de hoje do partido, como forma de manifestar a "sua profunda discordância" pela decisão de excluir dos cadernos eleitorais os militantes do arquipélago sem quotas pagas.

Autor: Paulo Faustino
Fonte partidária adiantou à agência Lusa que Carlos Costa Neves, que tem as suas quotas regularizadas, “não votou para manifestar a sua profunda discordância pela exclusão da quase totalidade dos militantes açorianos destas eleições”.
Além disso, esta decisão pretendeu demonstrar que o líder do PSD/Açores está “ao lado dos militantes” que não puderam votar nas “directas” nacionais para eleger o presidente do partido, por não terem a sua situação regularizada.
A capacidade eleitoral dos militantes dos Açores esteve no centro de uma polémica durante a campanha para as "directas" que decorreram hoje. 
Em causa estava a situação de cerca de 8.000 militantes da Região Autónoma que não tinham as quotas em dia, mas foram incluídos nos cadernos eleitorais, contrariando as normas nacionais do partido, que determinam que apenas os militantes com quotas actualizadas podem votar nas eleições internas.
No início da semana, o Conselho de Jurisdição Nacional decidiu dar a "possibilidade excepcional" aos militantes do arquipélago de pagarem as quotas em atraso até ao dia das eleições internas.
Após uma reunião da Comissão Política Regional, o líder do PSD/Açores, Costa Neves, anunciou que o partido nas ilhas iria respeitar a decisão tomada pelo Conselho de Jurisdição Nacional, apesar de não concordar com a deliberação.
O PSD/Açores alegou que, durante 33 anos de existência do partido nas ilhas, a eficácia da qualidade de militante nunca dependeu do pagamento de quotas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados