Património

Lagoa pretende classificar chaminé da fábrica do álcool

A Câmara da Lagoa, ilha de S. Miguel, reafirmou esta quarta-feira a intenção de classificar a chaminé da fábrica do álcool da freguesia do Rosário como imóvel de interesse municipal.


Desactivada há cerca de 40 anos, a unidade em causa pertence à empresa SINAGA, recentemente adquirida pelo Governo Regional dos Açores.

“Mesmo com o anúncio, por parte do Governo, que esta está em processo do seu desmantelamento para travar a degradação, não está em causa a demolição da Chaminé da fábrica e a autarquia continua empenhada em classificá-la assente nos valores como a antiguidade, autenticidade e singularidade” sublinha uma nota camarária ao considerar unidade como “um marco representativo da indústria na Lagoa, um resquício arquitectónico único ao nível da construção”.
PUB

Dos dois agentes da PSP, um natural da ilha de São Miguel e outro da ilha de Porto Santo (Madeira), foram acusados pelo Ministério Público dos crimes de tortura, violação, abuso de poder, ofensas à integridade física, entre outros crimes. Ambos encontram-se em prisão preventiva desde 10 de julho passado, quando foram detidos após buscas domiciliárias.