Um mês, uma emoção

Laboratório da Emoção e do Afecto organiza conferência internacional

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção anunciou ue vai organizar em Março de 2008, no Porto, as primeiras Conferências Internacionais da Emoção e do Afecto, com a presença do investigador norte-americano Paul Ekman.


Psicólogo especialista na área da expressão facial da emoção, da Universidade da Califórnia, Ekman tem-se dedicado quase exclusivamente ao estudo das emoções e expressões faciais e é o autor do trabalho FACS (Facial Action Coding System).

O FACS descreve extensivamente os músculos e as acções que se podem efectuar na face humana para obter todo o tipo de expressões.

De acordo com um comunicado do FEELab, as conferências de Março próximo são o culminar de uma "iniciativa inédita em Portugal", centrada na compreensão e difusão dos estudos na área da expressão facial da emoção: o programa "Um mês, uma emoção".

O programa "Um mês, uma emoção", a decorrer desde Março último, pretende apresentar estudos sobre a expressão facial da emoção e pôr em discussão uma emoção básica humana por mês.

No mês de Outubro o laboratório vai pôr em discussão a aversão.

Medo, tristeza, surpresa, desprezo, cólera e alegria são as outras seis das sete emoções básicas humanas.

O Laboratório apresenta como objectivos para o programa "Um mês, uma emoção" levar as pessoas a "identificarem e reconhecerem melhor as emoções básicas, contribuindo, assim, para uma vida mais saudável na interacção humana".

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) é um projecto de investigação da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.
PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA