Coreia do Norte

Kim Jong-Il sofreu acidente vascular cerebral mas está a recuperar

O líder norte-coreano Kim Jong-Il sofreu um acidente vascular cerebral que impede a sua mobilidade, mas encontra-se em fase de recuperação, afirmou um responsável pelos serviços de Informação norte-coreanos perante o Parlamento, em Seul.


Kim, 66 anos, está consciente e "em estado de recuperação", disse o deputado sul-coreano Won Hye-Young, relatando as informações fornecidas pelo responsável dos serviços de Informação, durante uma reunião realizada à porta fechada.

    De acordo com o mesmo responsável, não existe actualmente qualquer vazio na liderança da Coreia do Norte.

    Uma fonte governamental da Coreia do Sul tinha avançado anteriormente que Kim Jong-Il tinha sido submetido a uma cirurgia após o acidente vascular cerebral.

    Esta fonte, que falou sob condição de anonimato, sublinhou que a vida do líder não esteve em perigo.

    O estado de saúde de Kim Jong-Il começou a ser questionado quando o líder norte-coreano não compareceu, terça-feira, ao desfile das comemorações do 60º aniversário da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

    Nesse dia, responsáveis norte-coreanos negaram que o líder estaria com problemas de saúde.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares